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Dicas Fôlego - 02 de Maio
SEGUNDA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2016

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Aumentar a ingestão de água em meros 1% já auxilia no emagrecimento, segundo um estudo publicado no periódico científico Journal of Human Nutrition and Dietetics, pois faz diminuir o consumo de calorias.

Quando alguém quer emagrecer, logo pensa em diminuir a quantidade de alimentos, fazer dietas, exercícios, até mesmo em passar fome, o que aliás é um erro e não funciona.

Porém poucas pessoas pensam em beber água como sendo benéfico inclusive para o emagrecimento.

Aumentar a ingestão de água em meros 1% já auxilia no emagrecimento, segundo um estudo publicado no periódico científico Journal of Human Nutrition and Dietetics, pois faz diminuir o consumo de calorias.

Pesquisadores da Universidade americana de Illinois analisaram dados de entrevistas de 18.000 pessoas, obtidos entre 2005 e 2012, e que continham informações sobre os seus hábitos dietéticos.

Os resultados apontaram que o aumento de um a três copos no consumo a cada dia de água ajuda a diminuir a ingestão calórica de 68 a 205 calorias por dia. Também houve redução da ingestão dos níveis de gordura saturada, sal, açúcar e colesterol consumidos.

Segundo os autores do estudo, “O impacto do consumo de água pura na mudança na dieta foi similar em diferentes etnias, níveis educacionais, renda familiar e peso corporal”.

Estes resultados, segundo expectativa dos pesquisadores pode ajudar a convencer pessoas a trocarem bebidas ricas em açúcar e calorias, como os refrigerantes e sucos, por água.

Outro estudo publicado no periódico científico Obesity mostra que beber aproximadamente 500 ml de água antes de cada refeição também ajuda a emagrecer.

Neste estudo 84 homens obesos voluntários foram avaliados durante 12 semanas. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo foi orientado a beber a quantidade equivalente a dois copos de água antes das refeições, enquanto o segundo grupo deveria somente imaginar o estômago cheio antes de comer.

 

A conclusão: os participantes do grupo que bebeu água emagreceu em média, 1,3 kg a mais do que aqueles que não ingeriram o líquido.

A coordenadora do estudo Amanda Daley, que é pesquisadora na Universidade inglesa de Birmingham, explica que a água é eficaz no emagrecimento porque ajuda a encher o estômago, e com isso, aumenta a saciedade.

“Beber alguns copos de água, 30 minutos antes de uma refeição dá tempo para você se sentir mais satisfeita. A pessoa não só come menos, como passa a escolher alimentos mais leves”, disse Amanda à revista americana Time.

Muitas vezes a sede é percebida pelo cérebro como fome, então é importante ao sentirmos fome primeiro beber água, e aguardar alguns minutos antes de comer. Se a fome passar, não era realmente fome, e sim sede. Se continuar, pode comer, era fome mesmo.

Para emagrecer de forma saudável é imprescindível além de aumentar a ingestão de água, ter uma alimentação balanceada, saber comer com calma e atenção, praticar atividade física regularmente e gostar de si mesmo, mantendo boa autoestima.

Compartilhe com seus amigos, emagreça, sinta-se bem consigo mesmo e tenha mais saúde e qualidade de vida.

Muita paz e saúde!

Matéria publicada no site A Tribuna.


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